🎉Booktag de Aniversário🎉
- A leitora Clássica

- 25 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

No dia 23/12 completei 48 anos e para comemorar mais um ano de vida (e de leituras), resolvi responder uma booktag temática inspirada em elementos de festa, mas não queria uma lista que refletisse apenas preferências momentâneas, então busquei livros que tocam , moldam e confrontam quem somos de alguma forma e, por isso, ficam conosco mesmo após serem lidos.
Afinal, celebrar aniversário raramente é apenas contar anos. É também refletir sobre o tempo, a memória, as escolhas que fizemos e aquilo que nos transformaram ao longo da jornada e os livros tem tudo a ver com isso.
Através deles, todo leitor, ainda que não o perceba de imediato, constrói ao longo do tempo um alicerce invisível. Livros que não contam apenas histórias, mas que permanecem como estrutura interior .
É a partir desses últimos que nasce esta Booktag de Aniversário, não apenas como entretenimento, mas como um exercício de formação do espírito, algo que sempre defendi aqui no blog.
Então, vamos às indicações (aproveita para ler as resenhas indicadas):

🎂 Massa do Bolo (Formador do Espírito):
Não poderia deixar de indicar nessa categoria o Em busca do tempo perdido de Marcel Proust (Leia aqui). Um livro que aborda tudo que pertence ao ente humano: tempo, memória, amor, ciúme, morte, tédio, arte (como formadora do sentido estético), dentre outros. Não é um livro formador do espírito no sentido moral, mas formador de uma consciência profunda sobre a vida e sobre si mesmo.
🍰 Recheio (Descoberta Íntima):
A metamorfose de Franz Kafka (Leia aqui). Você é amado, visto e compreendido por quem você é, ou apenas útil ? Esse livro fala do valor dado ao ser humano enquanto um ser produtivo e gerador de riquezas (não para si, mas para os outros) e isso ocorre em um espaço onde o protagonista deveria ser acolhido, compreendido e amparado, o seio familiar . Quem é você para além daquilo que pode ofertar ao outro ?
🤍 Chantilly (Tradição Viva):
O Banquete de Platão (Leia aqui). O tema do amor é universal e atemporal e O Banquete é uma obra que moldou (e molda até hoje) a nossa visão sobre ele . As concepções que ainda hoje usamos para pensar o amor, a idealização, a incompletude, já estavam presentes nesse livro fenomenal. Leitura indispensável.
💌 Convite (Chamado):
Poderia indicar, facilmente, aqui novamente o Em busca do tempo perdido, mas para não ser repetitiva, vou citar Humano, demasiado humano de Nietzsche. Esse livro me chamou pelo subtítulo: Um livro para espíritos livres. Eu queria entender o que seria esse “espírito livre” e Nietzsche não facilita o processo nem oferece conforto. Não é uma leitura edificante, mas um livro para quem está disposto a questionar verdades consolidadas . Esse livro foi um chamado para a leitura, mesmo não o compreendendo em sua integralidade.
🕯️ Vela (Clareza existencial):
A morte de Ivan Ilitch de Tolstói (Leia aqui). Um livro que resgata o conceito do memento mori (Lembra-te de que és mortal). Ivan descobre apenas ao final da vida que teve uma existência vazia de significado. A clareza existencial tardia, pra ele, foi mais dura do que a própria consciência da morte próxima.
🎈 Balões (Leveza Séria):
Sobre a brevidade da vida de Sêneca (Leia aqui). Um livro curto, leve, fluido, mas que traz um alerta sobre a forma como utilizamos o bem mais preciso que temos, o tempo. Desperdiçar tempo é desperdiçar vida e Sêneca nos fala sobre isso de uma forma simples sem ser rasa.
🎁 Presente (Formação do Outro):
Cartas a um jovem poeta de Rainer Maria Rilke (Leia aqui). Um livro que forma não apenas o poeta, mas o homem. Lições atemporais de sabedoria para a vida, como, a importância de "voltar-se para si mesmo", a necessidade de se aproveitar cada fase da vida, procurar a profundeza das coisas, aprender a conviver com a solidão, entre outros.
🎉 Parabéns (Afirmação da Vida):
A fera na selva de Henry James (Leia aqui). O protagonista desse livro está sempre à espera do "grande acontecimento", algo que ele julga estar predestinado apenas para ele, um destino raro e excepcional . O que ele não percebe é que, por estar sempre à espera do que ele chama de “o bote da fera”, desperdiça a felicidade que mora nos dias comuns. Trata a vida com indiferença e descaso . Não devemos ser indiferentes à vida, afinal, "a coisa mais extraordinária", "o grande acontecimento", é simplesmente viver.
Então é isso, leitores! Se aniversário é passagem, que a leitura seja permanência.
Agora me fala, quais livros ajudaram a formar quem você é hoje?







Parabéns Nati amei a Tag não conhecia ,achei muito criativa.
Vou tentar fazer
Oiii, aqui é Renata do Mergulhando em Letras. Conheci seu canal no Youtube e através dele cheguei aqui no blog. Adorei a TAG, essa eu ainda não conhecia. Parabéns pelo seu aniversário! Beijos!
Ótimas indicações Naty 👏👏
Parabéns pelo teu aniversário! Grande abraço 💜
Amei suas respostas